Oficinas de Haicais e Aldravias

Oficinas de Haicais e Aldravias
CARAÇA - Semana do Livro

- TEXTO USADO NAS PALESTRAS

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http://www.jornalaldrava.com.br/Doc/sendas_do_haicai.pdf



quinta-feira, 8 de abril de 2010

A Diversidade na Leitura - haicais no ambiente presencial e virtual


- A Diversidade na Leitura - haicais no ambiente presencial e virtual –


Idealizadora e Responsável: Andreia Aparecida Silva Donadon Leal


JUSTIFICATIVA


A inserção de escritores, de acadêmicos e de artistas no ambiente escolar, bibliotecas públicas/comunitárias e associações culturais tem funcionado de maneira eficiente na promoção de atividades relacionadas à leitura, à produção e à criação literária e pictórica. Por outro lado, tem-se como resultado uma maior participação da comunidade em eventos culturais e acadêmicos.
As oficinas presenciais e virtuais de Haicais promovidas e coordenadas pela haicaista, educadora e artista visual, Andreia Donadon Leal, e pelo professor de Semiótica da Universidade Federal de Ouro Preto e haicaista, José Benedito Donadon Leal têm sido uma alternativa inovadora e atraente no processo de incentivo à leitura de textos de diversos gêneros literários e de criação textual e pictórica.
Haicai é um poema sintético que apresenta alguma coisa que seja percebida em um instante. Ele auxilia os participantes das oficinas a aliarem o sentimento com a construção textual. O processo se inicia com a exploração  dos sentidos com o objetivo de traduzir para a linguagem aquilo que ele vê, ouve, sente e cheira. Se o leitor sente um cheiro diferente e precisa verbalizar isso, é possível fazê-lo de forma sintética, ou seja, transmitindo aquela sensação de forma breve. Por meio do Haicai eles treinam a verbalização dos sentimentos, a exploração do conjunto de sentidos em torno de uma palavra, ou melhor, de seu campo semântico.
O Projeto “A Diversidade na Leitura - haicais no ambiente presencial e virtual” leva os participantes das oficinas a descobrirem diversas potencialidades da língua; a paixão pela leitura de textos sintéticos, abre as portas para um mundo mágico, no qual é permitido tirar as palavras de seu estado estático de dicionário para descobrir, jogar, criar e recriar com elas. Promove a publicação da produção textual e pictórica dos participantes envolvidos no projeto em sites, em blogs e na criação de uma rede social de leitura de haicais através do twitter, para atingir um público maior usando as facilidades da tecnologia e a eficiência a partir da Web para obter novos leitores. O uso do ambiente virtual nesse projeto viabiliza a participação de um número maior de leitores, pois além de despertar o interesse pela leitura de textos sintéticos acompanha o ritmo acelerado do dia-a-dia das pessoas e a evolução da tecnologia.
São essas as sensações que pretendemos despertar nas pessoas: o gosto, a paixão e o encantamento pela leitura e pela criação textual no ambiente presencial e virtual.


Objetivo Geral· Criação de uma rede virtual e presencial de leitura e de oficinas de haicais.
· Despertar o prazer pela leitura, em especial de gêneros literários em livros e em ambientes virtuais.


Objetivos Específicos
· Desenvolver a capacidade dos leitores de fazer referências entre as palavras e as propriedades destas, levá-los a associar sons, formas, cheiros e sentidos.
· Promover a divulgação da produção textual dos participantes envolvidos no projeto.
· Estimular a leitura no ambiente virtual (publicando haicais, ilustrações e fotos das oficinas)
· Envio de haicais para lista de mailings.
· Criação de um twitter de haicais.

RESULTADOS SOCIAIS E ARTÍSTICO-CULTURAIS
· Incentivo à prática de leitura através de oficinas presenciais e virtuais.
· Estímulo e incentivo à participação da comunidade em eventos culturais.
· Estímulo e incentivo à participação da comunidade em eventos acadêmicos.
· Produção de haicais, que serão publicados e divulgados na internet.
· Incentivo à leitura através do ambiente virtual.
· Produção, apresentação e divulgação de ações e produtos culturais.
· Criação de oportunidades para conhecer e qualificar a produção literária e artística regional e nacional.
· Produção e execução de eventos literários e culturais.
· Promover encontros contínuos e oficinas de leitura e escrita.
· Incentivar visitas em bibliotecas, livrarias, bancas de revista, etc..


METODOLOGIA
As oficinas presenciais têm duração de três horas e são divididas em quatro partes.
Temas apresentados na palestra:
- Chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil - navio Kasato Maru.
- Primeiros haicais produzidos no Brasil por imigrantes japoneses
- Primeiros haicais produzidos no Brasil, por brasileiros
- Primeiros conceitos de haicais publicados no Brasil
- Poetas haicaístas brasileiros - os pioneiros aos dias de hoje
- Haicais produzidos em Mariana e na região.
- Projetos de alfabetização em escolas de Mariana e da região com a utilização de haicais
- Haicais produzidos por crianças marianenses e de outras cidades.
1ª parte: exibição de vídeo haicais.
2ª parte: declamação de haicais.
3ª parte: apresentação de palestra com uso de slides descrevendo a história do Haicai no Brasil, nos últimos 90 anos e um pouco da produção dos japoneses imigrantes e a forma de os brasileiros fazerem Haicai ao longo do Século 20.
4ª parte – Produção de Haicais: (coordenação de Andreia Donadon Leal) os participantes constroem haicais de forma livre e ilustrações observando a paisagem ao entorno do local da palestra e posteriormente declamam e expõem seus haicais.

AMBIENTE VIRTUAL
Os textos da palestra e das oficinas serão disponibilizados posteriormente a um grupo de leitores no ambiente virtual. Os supramencionados poderão participar e tirar suas dúvidas através do twitter ou enviando mensagens à coordenadora do Projeto “A Diversidade na Leitura - haicais no ambiente presencial e virtual”.
1ª parte – Divulgar os textos no twitter - blogs e sites.
2ª parte – Divulgar as ações, fotos e outros para lista de mailings.
3ª parte – Responder possíveis questionamentos de internautas.
4ª parte – Estimular a troca de experiências entre os internautas através da rede virtual.
4ª parte – Realizar visitas presenciais às localidades mais próximas da região: escolas, associações culturais/sociais, bibliotecas; conforme solicitação e necessidade das entidades para realização de oficinas.

PARCERIAS VIRTUAIS
1- Twitter: https://twitter.com/sendahaicais (divulgação dos haicais produzidos- Rede Social de leitura de haicais)
2- Blog do Projeto: “A Diversidade da Leitura nos Haicais no ambiente presencial e virtual”. (Postagem de textos referente às oficinas e Metodologia. Publicação de perguntas, comentários e questionamentos dos internautas).
3- Site do Jornal Aldrava Cultural – (Divulgação das oficinas).
4- Site da Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores (AVSPE- Divulgação das oficinas).
5- Blog do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais (Divulgação das oficinas)
6- Blog da Academia de Letras do Brasil de Mariana (Divulgação das oficinas).

PARCERIAS
Academia de Letras do Brasil de MARIANA; Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais – MG; Osquindoteca, Jornal Aldrava Cultural, InBrasCI-MG, Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas da UFOP; Academia de Letras do Brasil de Mariana; Jornal Linguagem Viva (São Paulo); Jornal de Letras do Rio de Janeiro; Jornal Ponto Final (Mariana); Associação Aldrava Letras e Artes; Oficineiros. Academia Marianense de Letras, Academia de Letras do Brasil – sessão- Mariana.Colégio Providência Escola Estadual Dom Benevides, Escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Viçoso, Escola Estadual Dona Reparata, Escola Viva de São Paulo.

PÚBLICO ALVOCrianças, jovens, adultos e idosos; alunos e professores de escolas públicas e particulares.
Internautas.


BENEFICIADOS
4.500 (público estimado)

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