Oficinas de Haicais e Aldravias

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CARAÇA - Semana do Livro

- TEXTO USADO NAS PALESTRAS

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http://www.jornalaldrava.com.br/Doc/sendas_do_haicai.pdf



segunda-feira, 12 de abril de 2010

ALGUMAS AÇÕES DO PROJETO A DIVERSIDADE NA LEITURA - PARA PROFESSORES

   Construção de Hai-Kai           

Leitura de hai-kai usando o recurso tecnológico - Vídeo Hai-kai

Leitura de Hai-kai através de vídeo-poemas

DISPONIBILIZAMOS ALGUMAS AÇÕES DO PROJETO INTERATIVO QUE ENVOLVERÁ ALUNOS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E PAIS DE ALUNOS.

HAI-KAI OU HAICAIS.


Hai-kai ou HAICAI é a poesia da essência aliada à síntese. Elemento da cultura oriental, chegou ao Brasil com os imigrantes japoneses; são 17 sílabas, breves, associadas muitas vezes à natureza, que visam tocar o singelo, o esquecido pela vida corriqueira e corrida. O Hai-kai possibilita a exploração do conjunto de sentidos em torno de uma palavra, ou melhor, seu campo semântico. Não deve ser interpretado, como diz J.B.Donadon-Leal "ele é para ser sentido, degustado". São essas as sensações que pretendemos despertar nos alunos, o gosto pela descoberta da língua.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver nos alunos a capacidade de fazer referências entre as palavras e as propriedades destas, levá-los a associar sons, formas, cheiros e sentidos. E também, despertar o prazer pela leitura, em especial de gêneros literários.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Antes de abordar os objetivos específicos, é necessário apontar algumas atividades importantes na alfabetização, que auxiliam no desenvolvimento do projeto como um todo. São elas:

* Conduzir o aluno pelo mundo da escrita e da leitura, por meio de visitas em bibliotecas, livrarias, bancas de revistas, etc. Espera-se que nestes espaços os alunos observem e percebam as variedades de textos que circulam na sociedade, e quais suas funções e características (quem lê, para que lê, porque lê).

* Levar para sala de aula diferentes impressos, como jornais, revistas, panfletos de propagandas, calendários, receitas, listas telefônicas, bulas de remédio, entre outros; visando a exploração dos diferentes sistemas de representação (diferenças entre textos escrito e desenhos, a relação simbólica, a distinção entre as letras, etc.) presentes em tais textos.

* Desenvolver atividades de leitura que envolvam tipos diferenciados de textos, a fim de que os alunos saibam lidar com as estruturas típicas de cada um.

* Certificar o reconhecimento do alfabeto.

* Trabalhar em sala com a modalidade oral da língua por meio do "contar" histórias.

No que se refere aos objetivos específicos, estes se configuram no projeto como parâmetros gerais para todas as turmas, distribuídos por disciplinas e em conformidade com as exigências do Ministério da Educação de Minas Gerais. Não é nosso intuito apontar atividades prontas, e sim fazer com que cada professor as desenvolva de acordo com o perfil de seus alunos, respeitando o ritmo de aprendizagem de cada um. Dessa forma, acreditamos tornar o projeto uma ação pedagógica conjunta e interativa, que envolve escola, alunos, professores e comunidade atendida pela escola (pais de alunos, funcionários e outros leitores).

LÍNGUA PORTUGUESA

* Promover rodas de leitura em sala de aula, a fim de apresentar aos alunos alguns hai-kais observando a estrutura e a ideia central dos mesmos.
* Estudar a vida e obra de alguns autores de hai-kais.
* Elaborar com os alunos roteiros de entrevista e convidar tais autores para conversas em sala de aula sobre os hai-kais.
* Montar um painel contendo alguns hai-kais dos escritores estudados, realizando diariamente a leitura e fazendo reconhecimento temático.
* Levantar discussões sobre os hai-kais lidos, buscando a compreensão dos subentendidos, os não-ditos por meio de operações como associação entre elementos presentes no texto, inferências entre o conhecimento de mundo do leitor, entre outros. Tal procedimento é elementar, uma vez o sentido se instaura justamente nesse momento em que o aluno inter-relaciona a materialidade do texto e seu conhecimento de mundo.
* Buscar pistas que auxiliem na compreensão dos textos, utilizando recursos expressivos e literários como figuras de linguagem e jogos de palavras.
* Levantar discussões à cerca do gênero literário, identificando a forma como circula na sociedade, em que canal de informação (jornal, revista, folheto, etc) e qual sua função.
* Orientar os alunos quanto ao planejamento de textos, abordando questões como o que, para que e para quem se escreve, o encadeamento das ideias. Apresentar noções de coesão e coerência.
* Estimular o uso de dicionários e consulta aos colegas a fim de explorar o campo semântico de algumas palavras.
* Apresentar palavras diversas e pedir aos alunos que façam associações livres com cores, formas geométricas, cheiros, sons, valores afetivos.
* Pedir para que os alunos arrisquem a construção de hai-kais, indicando possíveis temas a serem observados como as estações do ano, o ambiente da sala, o clima do dia, entre outros. A escrita livre faz com que o aluno se sinta desafiado a grafar as palavras que quer empregar, o que provoca a reflexão sobre alguns elementos fundamentais: quais significados e referências tal palavra estabelece em relação a outras, quais fonemas podem ser utilizados a fim de criar um certo ritmo no hai-kai e quais as relações ortográficas entre as sílabas.
* Utilizar a brincadeira de detetive, iniciar a caça aos erros ortográficos. Separar as palavras que os alunos tiveram dúvidas ao escrevê-las, estas serão corrigidas e afixadas em um painel na sala, para frequentes observações e revisões.
OBSERVAÇÃO: é recorrente em alguns hai-kais a utilização de expressões coloquiais da língua, por isso se faz necessário uma reflexão com os alunos sobre as modalidades escritas e orais da língua, bem como suas variações. Com isso, o aluno perceberá o efeito estilístico de tais expressões nos hai-kais.

* Promover jogos ortográficos, como palavras cruzadas, charadas, caça-palavras, com palavras cuja grafia precisa ser internalizada. Antes deverá ser feita uma análise das produções que possibilite um levantamento das dúvidas mais recorrentes que serão constitutivas de tais jogos.
* Identificar e comparar a quantidade de variação e da posição das letras na escrita de determinadas palavras através de bingos, textos lacunados, ordenação alfabética de palavras, a fim de correlacionar a escrita produzida com a escrita padrão.
* Utilizar os recursos específicos de revisão e reelaboração do próprio texto, observando se as palavras estão grafadas corretamente, com letra legível, bem dispostas no papel. Os processos de revisão, auto-avaliação e reelaboração dos textos escritores devem ser conduzidos pelo professor num primeiro momento, mas tende a se consolidar como um domínio interiorizado pelo aluno gradativamente.
* Organizar na escola um espaço pra exposição dos hai-kais escritos pelos alunos.

HISTÓRIA E GEOGRAFIA

* Contar a origem dos Hai-kais, observando o tempo e espaço em que foram produzidos.
* Realizar um estudo sobre aspectos geográficos e sócio-culturais do Japão, local de origem dos Hai-kais.
* Estudar e conhecer o processo de imigração não só dos japoneses, como também o Hai-kai para o Brasil, e como se deu a fusão das culturais ocidentais e orientais, destacando tempo e movimento literário da produção e articulação desta poesia.

CIÊNCIAS

* Pensar na relação homem-natureza, muito explorada pelos hai-kais, partindo da observação do entorno da escola ou outros locais.
* Estudar as consequências advindas da ação modificadora do homem sobre a natureza, como por exemplo: aquecimento global, desmatamento, secas, alterações climáticas, entre outros fenômenos. Tais assuntos podem servir de temas para a produção de hai-kais.


MATEMÁTICA

* Utilizar os hai-kais produzidos pelos alunos para contar sílabas e letras, verificando assim a métrica dos mesmos.

RESULTADOS ESPERADOS

Com o intuito de escapar da artificialidade muitas vezes inerentes a práticas escolares, decidimos estabelecer como forma de conclusão do projeto, objetivos concretos de leitura e de produção de textos, como por exemplo:

1- utilização dos hai-kais escritores pelos alunos para a confecção de cartões de visitas que seriam distribuídos em floriculturas e lojas de presente.
2- editar um livro com os hai-kais construídos.
3- criar uma rede social virtual de leitura de hai-kais.
4- pintar os muros da escola com alguns hai-kais.
E outros poderão ser inseridos de acordo com a proposta da escola, da turma e direção.

Como eventos culturais, programar um calendário com saraus tendo como convidados alunos, pais, funcionários da escola, a comunidade e os escritores da região. Dessa forma, será desenvolvido um projeto interativo, que envolve todos num mesmo processo, NO INCENTIVO À LEITURA e a criação TEXTUAL.

AMBIENTE VIRTUAL

* INCENTIVAR A LEITURA DE HAI-KAI EM AMBIENTE VIRTUAL CRIANDO UMA REDE SOCIAL DE LEITURA ATRAVÉS DO TWITTER - PROMOVENDO A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS E INTERNAUTAS.
* EXIBIR VÍDEO HAI-KAIS (DATA SHOW) PARA INCENTIVAR O INTERESSE PELA LEITURA, USANDO OS RECURSOS DA TECNOLOGIA.
* CRIAR UM BLOG DE HAI-KAIS, PUBLICANDO OS TEXTOS CRIADOS EM OFICINAS.
* CRIAR UMA LISTA DE MAILINGS E DISTRIBUIR AS AÇÕES E AS CRIAÇÕES DAS OFICINAS PARA DIVERSOS INTERNAUTAS.

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