Oficinas de Haicais e Aldravias

Oficinas de Haicais e Aldravias
CARAÇA - Semana do Livro

- TEXTO USADO NAS PALESTRAS

ACESSEM O LINK PARA VISUALIZAR O TEXTO COMPLETO DAS OFICINAS

http://www.jornalaldrava.com.br/Doc/sendas_do_haicai.pdf



segunda-feira, 4 de julho de 2011

HAICAI É SUCESSO NO INCENTIVO À LEITURA


HAICAI É SUCESSO NO INCENTIVO À LEITURA

E.M. CHICO SEVERINO, DE SANTA BÁRBARA LANÇARÁ LIVRO DE HAICAIS

PROJETO HAICAIS EM TELA

Pintura e poesia, foram essas as expressões artísticas – capazes de retratar a realidade, que a professora Claydes R. R. Araújo (E. M. Chico Severino) escolheu para envolver seus alunos do PROEJA – FIC.

A forma poética e leve do haicai, surgida no Japão no séc. XVI chegou à E. M. Chico Severino em 2011 pelos poetas aldravistas: Andreia Donadon Leal, J. B. Donadon Leal, J.S.Ferreira e Gabriel Bicalho e desde então, os haicais são usados como instrumentos para construção de conhecimento. Através deles, os alunos são incentivados a observar, pesquisar, analisar pequenos detalhes, confrontar informações, anotar experiências, rever conceitos, agregar novos valores... e quase sem perceber, vão alargando seus horizontes, adquirindo uma nova visão de vida e de mundo e se aproximando da natureza.

A poesia do haicai nasce diretamente da experiência do aluno/poeta, é resultado de um momento de percepção vivenciado e esse momento é retratado em imagens e/ou palavras, com linguagem simples, nos ensinando a olhar e sentir de modo diferente os aspectos da natureza e da vida.

O projeto colabora ainda para aprimorar o interesse dos alunos – em grande maioria neoleitores, pela leitura e escrita de textos breves.

 
PRODUÇÃO DE HAICAIS EM TELA








Um comentário:

Cris Cerqueira disse...

Maravilhoso trabalho com os alunos. Também acredito que a poesia, no caso o haicai, pode ajudar e muito no processo de leitura.

Um abraço.

Teresa.


Alguns sabiás
Repousam no cajueiro
Repleto de flores