Oficinas de Haicais e Aldravias

Oficinas de Haicais e Aldravias
CARAÇA - Semana do Livro

- TEXTO USADO NAS PALESTRAS

ACESSEM O LINK PARA VISUALIZAR O TEXTO COMPLETO DAS OFICINAS

http://www.jornalaldrava.com.br/Doc/sendas_do_haicai.pdf



sexta-feira, 29 de julho de 2011

Alunos do PROEJA lançarão e distribuirão livros de haicais




PREFÁCIO LIVRO DE HAICAIS - Alunos da EJA - Santa Bárbara
Haicais PROEJA




Há 5 anos os poetas do Jornal Aldrava Cultural desenvolvem projetos de incentivo à leitura e oficinas de haicais nos mais variados locais em que se possa concentrar pessoas interessadas em experimentar seus dotes poéticos. Os resultados desses projetos são os maiores incentivadores à caminhada de trabalhos em prol do desenvolvimento da criatividade.
Em maio deste ano, estivemos na E. M. Chico Severino, em Santa Bárbara, para darmos oficina de haicais a alunos da EJA. Encontro espetacular com jovens e adultos que se reencontraram com a escolarização. Depois de um passeio pela história do haicai no Brasil, pela leitura de haicais produzidos no Brasil desde o início do século XX, os alunos fizeram um passeio real pelas imediações da escola e nesse passeio produziram haicais como fotografia do que viram nessa viagem poética.
Se em 1908 os japoneses que desembarcaram do navio Casato Maru, no porto de Santos, trouxeram mão de obra para o campo, há que se reconhecer que trouxeram também cultura literária, dentro da qual há o haicai, aquele que foi reconhecido por Afrânio Peixoto, por Manoel Bandeira e por outros tantos produtores de haicais que hoje são encontrados em todos os estados brasileiros – do Rio Grande do Sul à Roraima. Entre esses destacados produtores de haicais acham-se os poetas do Jornal Aldrava Cultural que não se contentam em fazer haicais, não se contentam em publicar haicais, pois desejam dividir as técnicas e as experiências poéticas com todos aqueles que desejam ver algum discurso realizado de forma bonita, de forma poética.
Quando os oficineiros apresentam-se em sarau com seus haicais produzidos naqueles instantes de contato com a história do haicai, com a visualização daquilo que os rodeia, tudo parece mágico – o mundo cabe em três versos. Impressionante descoberta de que a poesia é similar a uma máquina fotográfica e pode tirar retratos de momentos que passariam sem registro.
Os alunos da EJA da Escola Municipal Chico Severino demonstraram com competência e poeticidade que todos somos portadores de poesia na alma, e quando essa poesia é tocada ela pode se desabrochar em versos.
Parabéns aos professores que labutam no ensino de jovens e adultos, parabéns aos alunos.
Aos leitores deste livro, não se surpreendam se considerarem os haicais aqui publicados obras primas, pois eles são retratos fidedignos de momentos vividos intensamente e fotografados com a alma.
Prof. Andreia Donadon Leal e Prof. Dr. J. B. Donadon-Leal.

Nenhum comentário: