Vídeo-Aldravias
Produção de aldravias
Professor Donadon-Leal
Aldravias selecionadas - Palestra-oficina no dia 09 de maio de 2013.
01
desejo
pele
romance
atração
carnal
E-amor
02
fracasso
perdas
coragem
ilusões
decepções:
apático
03
lua
fases
estrelas
sol
sistema
universo
(Edivânia Cristina de Oliveira)
01
amor
paixão
beijos
namoro
casamento:
brigas
(Clarissa Helena Feitosa de Lima Gomes)
01
os
ombros
do
pároco
tombaram
laicos
02
só
ela
mexe
a
colher
(Carla Paes)
01
agulha
de
crochê
tricota
eu
você
(Ana Paula Lopes da Silva)
01
sonhos
ecoam
nos
labirintos
da
favela
02
flocos
brancos
flutuam
alegres
formando
sentidos
(Michael Jones Botelho)
01
dia
ensolarado
vejo-me
flutuando
no
céu
02
corrida
ofegante
fuzila:
morre
o
dia
(Andreza Soares)
01
Andreia
quadros
aldravias
voz
colega
lembranças
02
frio
sol
escrever
viagem
olhos
pequenos
(Maria de Fátima da Silva)
01
máquina
fotografa
as
presenças
revelações
futuras
(Claudemira Costa Luz)
(Claudemira Costa Luz)
01
lágrima
febre
remédio
choro
mãe
amor
02
sorriso:
dança
de
dentes
gritando
alegria
(Patrícia Muratori de Lima e Silva Negrão)
01
saudade
tato
abraço
beijo
aconchego
você!
02
ser
na
morada
do
seu
coração
(Ivi Monteiro)
01
amor
no
peito
coração
batendo
forte
02
cheiro
doce
no
ar:
inebriante
luar
(Lidiane Ferreira Teixeira)
01
cuidado!
pobreza
conecta-se
ao
espírito
02
rainha
fada
ou
xuxa
prefiro
mafalda
(Jaqueline)
O
que é aldravia?
Trata-se de um poema sintético, capaz de inverter ideias
correntes de que a poesia está num beco sem saída.
Essa forma nova demonstra uma via de saída para a poesia
– aldravia. O Poema é constituído numa
linométrica de até 06 (seis) palavras-verso.
Esse limite de 06 palavras se dá de forma aleatória,
porém preocupada com a produção de um
poema que condense significação com um mínimo
de palavras, conforme o espírito poundiano de poesia,
sem que isso signifique extremo esforço para sua elaboração.
Abc das aldravias
ALDRAVIA, poema composto de
até seis versos univocabulares, com sintaxe paratática
(por coordenação), livre de amarras que venham a implicar
na limitação de interpretações.
Na Aldravia, a palavra é o elemento essencial formador da Poesia; por isso, a Aldravia prescinde da utilização de recursos visuais adicionais, nada obstante aceitar-se experimentação que não torne complicada a leitura do poema.
A partir do conceito “poundiano” de o máximo de Poesia, num mínimo de palavras, o Poeta Aldravianista deve observar os seguintes critérios para a elaboração de Aldravias:
- iniciar os versos com letras minúsculas. Em caso de nomes próprios, vale a opção do autor;
- a divisão em palavras-versos já implica pausa; por isso, não é recomendada a utilização de pontuação. Além disso, a pontuação limita possíveis interpretações relativas a livres escolhas do leitor em deslizar pausas para criar novos sentidos.
- as pontuações de interrogação ou de exclamação podem ser utilizadas, se a sintaxe da Aldravia, por si só, não denunciar a sua proposição. - nomes próprios duplos (com ou sem ligação por hífen), cuja divisão resulta em outro nome (Di Cavalcanti, Van Gogh), podem ser considerados um único vocábulo;
- nomes e formas pronominais ligadas por hífen podem ser considerados vocábulos únicos;
- sugerir mais do que tentar escrever todo o conteúdo. Incompletude é provocação aldrávica.
- privilegiar a metonímia, evitando-se a metáfora.
Andreia
Donadon Leal, Gabriel Bicalho, J. B. Donadon-Leal e J.S. Ferreira
- criadores
da aldravia.Na Aldravia, a palavra é o elemento essencial formador da Poesia; por isso, a Aldravia prescinde da utilização de recursos visuais adicionais, nada obstante aceitar-se experimentação que não torne complicada a leitura do poema.
A partir do conceito “poundiano” de o máximo de Poesia, num mínimo de palavras, o Poeta Aldravianista deve observar os seguintes critérios para a elaboração de Aldravias:
- iniciar os versos com letras minúsculas. Em caso de nomes próprios, vale a opção do autor;
- a divisão em palavras-versos já implica pausa; por isso, não é recomendada a utilização de pontuação. Além disso, a pontuação limita possíveis interpretações relativas a livres escolhas do leitor em deslizar pausas para criar novos sentidos.
- as pontuações de interrogação ou de exclamação podem ser utilizadas, se a sintaxe da Aldravia, por si só, não denunciar a sua proposição. - nomes próprios duplos (com ou sem ligação por hífen), cuja divisão resulta em outro nome (Di Cavalcanti, Van Gogh), podem ser considerados um único vocábulo;
- nomes e formas pronominais ligadas por hífen podem ser considerados vocábulos únicos;
- sugerir mais do que tentar escrever todo o conteúdo. Incompletude é provocação aldrávica.
- privilegiar a metonímia, evitando-se a metáfora.
Outras informações: http://www.jornalaldrava.com.br/pag_sbpa.htm
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