Oficinas de Haicais e Aldravias

Oficinas de Haicais e Aldravias
CARAÇA - Semana do Livro

- TEXTO USADO NAS PALESTRAS

ACESSEM O LINK PARA VISUALIZAR O TEXTO COMPLETO DAS OFICINAS

http://www.jornalaldrava.com.br/Doc/sendas_do_haicai.pdf



sábado, 30 de outubro de 2010

SEMANA DO LIVRO DA BIBLIOTECA DO CARAÇA

SEMANA DO LIVRO DA BIBLIOTECA DO CARAÇA 

A Semana do Livro do Caraça teve seu encerramento em grande estilo no dia 29 de outubro de 2010, com apresentações de espetáculos teatrais, oficina de haicais e doação de livros para os presentes. As peças teatrais foram produzidas e apresentadas por alunos do ensino fundamental de escolas municipais de Santa Bárbara, Barão de Cocais e Catas Altas. Os alunos da Escola Municipal “Iveta Moreira dos Santos Novais” apresentaram a peça “para viver um grande amor”. Os alunos da Escola Municipal “Chico Severino” apresentaram a peça “os três porquinhos”, e os alunos da Escola Estadual “ Coronel Câncio” apresentaram a peça, em teatro de bonecos, “o canto do galo faz nascer o sol”.
Os poetas do Jornal Aldrava Cultural, Gabriel Bicalho, J.S.Ferreira, J.B.Donadon-Leal e Andreia Donadon Leal ofereceram a oficina de haicais “nas sendas brasileiras do haicai”, com a apresentação da história do haicai no Brasil, mostra de haicais clássicos e de haicais produzidos por alunos que participaram de oficinas anteriores e orientação às crianças na produção de seus textos. A execução dos trabalhos contou com o apoio do Membro Efetivo do InBrasCI-MG, Tião Crispim, da Bibliotecária do Caraça, Vera Lúcia Garcia e de Toninho Morais. A oficina foi concluída com leitura dos haicais produzidos pelas crianças.
A Semana do Livro foi encerrada com a entrega de livros para os participantes. Os títulos literários entregues fazem parte do Projeto “Poesia Viva – a poesia bate à sua porta”. As 12 professoras que acompanharam os estudantes receberam o kit de livros recém lançados, pelos poetas aldravistas embrulhados nos pacotes de pães do Projeto: Pão & Poesia, de Diovani Mendonça. Os 100 alunos participantes receberam livros dos poetas aldravistas e de outros autores que participam do projeto Poesia Viva (Goretti de Freitas, Magna Campos). O Secretário de Cultura e Turismo de Santa Bárbara, Pestana Neves e a Diretora Cultural, Marly Bicalho, também foram contemplados com o kit.
A Bibliotecária Vera Lúcia recebeu o Diploma de Mérito Cultural do InBrasCI-MG pelos 10 (dez) anos de trabalhos ininterruptos da Semana do Livro e da Biblioteca no Caraça e pelos relevantes serviços prestados à leitura e à cultura brasileira. 

 Participantes da oficina
 Livros doados a Biblioteca do Caraça
 Apresentação
 Alunos assistem oficina
 Bibliotecária Vera Lúcia Garcia recebe a Medalha e o Diploma de Mérito Cultural do INBRASCI-MG
 Andreia Donadon Leal entrega Kit de Leitura para professoras
 Poeta J.S.Ferreira distribui livros para alunos da E.E. Cornel Câncio - Barão de Cocais
 Alunos do 9° ano recebem livros -
 Crianças e adolescentes ganham livros dos poetas do Jornal Aldrava Cultural e o livro infanto-juvenil:Cutrica e Futrica e a Festa no Pé de Pitangua de MAGNA CAMPOS - Cantos Interioranos de GORETTI DE FREITAS
 Alunos produzindo haicais - observando a paisagem do Caraça
 Poeta J.B.Donadon-Leal
 Membro Efetivo do InBrasCI-MG em Santa Bárbara, Tião Crispim
Apresentação Teatral
Alunos recebem livros: Cutrica & Futrica (Magna Campos); Jenipapo (J.S.Ferreira); Exemplares do Jornal Aldrava Cultural; Contos Interioranos (Goretti de Freitas); Ainda o Sol e Essências e Medulas de Gabriel Bicalho e Sacos de Pão com poesias e ilustrações: Pão e Poesia de Diovani Mendonça- Projeto Pão & Poesia.

 

 

Nenhum comentário: