Oficinas de Haicais e Aldravias

Oficinas de Haicais e Aldravias
CARAÇA - Semana do Livro

- TEXTO USADO NAS PALESTRAS

ACESSEM O LINK PARA VISUALIZAR O TEXTO COMPLETO DAS OFICINAS

http://www.jornalaldrava.com.br/Doc/sendas_do_haicai.pdf



sexta-feira, 23 de julho de 2010

OFICINA HAICAI - Biblioteca TREM DA VALE

OFICINA DE HAICAIS NA BIBLIOTECA TREM DA VALE

Crianças e Poetas do Jornal Aldrava Cultural


Larissa exibe sua pintura

mãe lê poesia para filho


Professor J.B.Donadon-Leal profere palestra - Vídeo-Poema


Participação palestra


Andreia fala sobre o surgimento do Haicai


Pintura


Construção de haicais - poesias



Construção de haicais


Pintura


Pintura de Thaís
Pinturas


Pintura - Trem da vale


Oficina de Pintura



Pintura de Thaís -Montanha e Sol de Minas


Briga de Cobras - Jesley


 
No dia 23 de julho de 2007, nas atividades do Festival de Inverno – 2010 (Biblioteca Trem da Vale), crianças tiveram um encontro especial com os poetas do Jornal Aldrava Cultural: José Benedito Donadon-Leal, J.S.Ferreira, Gabriel Bicalho e Andreia Donadon Leal. Os poetas mostraram aos participantes suas experiências poéticas utilizando como suporte o Haicai – um poema de origem japonesa, que chegou ao Brasil no início do século 20 e hoje conta com muitos praticantes e estudiosos brasileiros. O encontro integrou a programação do Festival de Inverno 2010 da Biblioteca Trem da Vale.

O Haicai auxilia os alunos a aliarem o sentimento com a construção textual, durante a etapa de alfabetização. O processo inicia-se da seguinte forma: a criança aprende a utilizar os sentidos e a tirar linguagem daquilo que ela vê, ouve, sente e cheira. Haicai é um poema sintético que apresenta alguma coisa que seja percebida em um instante. Se ela sente um cheiro diferente e precisa verbalizar isso, a forma mais adequada de se fazer é usando a sintética, ou seja, transmitir aquela sensação de forma breve. Por meio do Haicai elas aprendem a verbalizar o sentimento.

PROGRAMAÇÃO

O encontro foi dividido em quatro partes.
Na primeira o professor Dr. José Benedito Donadon-Leal apresentou o vídeo-haicai, a palestra "Nas Sendas Brasileiras dos Haicais", descrevendo a história do Haicai no Brasil, nos últimos 90 anos e um pouco da produção dos japoneses imigrantes e a forma de os brasileiros fazerem Haicai ao longo do Século 20. Na segunda parte mostrou os frutos do trabalho realizado em escolas públicas e particulares: três livros (ainda não publicados por falta de patrocínio) produzidos por alunos de escolas de Mariana, que cursavam a pré-escola e séries iniciais de alfabetização.
Na terceira, (coordenação de Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho e J.S.Ferreira) os participantes construiram de forma livre, diversos haicais e pinturas observando a paisagem. 
Os trabalhos produzidos foram declamados posteriormente e todos as crianças que participaram da oficina ganharam um livro e jornal dos poetas do Jornal Aldrava Cultural.

AMBIENTE VIRTUAL

Os textos serão publicados no Ambiente Virtual, criando uma rede Social de Leitura através do Blog e do Twitter para incentivar a leitura de poesias na internet.

- Divulgação dos textos produzidos para lista de mailings e no Jornal Aldrava Cultural.

CARGA HORÁRIA DA OFICINA: 3:00 horas.

Um comentário:

Rafael Noris disse...

Muito boa a iniciativa, parabéns! Há em algum lugar da web os haicais criados por estas crianças?

Abraço!